Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil da escola Verde destaca-se por saber como cuidar e educar os pequenos, pois nessa fase da escolaridade é preciso proporcionar um ambiente acolhedor, estimulante e lúdico, que os faça expor suas ideias, suas capacidades, e lhes dê segurança para resolver problemas significativos e próprios de seu contexto e pensamento infantil.

Para tanto, nossos educadores ajudam os alunos a aprender sobre os limites de suas ações, orientando-os sobre o que é possível ou não fazer no convívio escolar, cultivando um ambiente sócio-moral, no qual haja respeito, justiça e cooperação. Isso se desenvolve numa rotina diária dentro da sala de aula e em outros espaços, como o parque, o tanque de areia, as quadras, a biblioteca, a cantina, o ateliê, a sala de música, a horta e o salão de eventos. Nesses espaços as crianças brincam, jogam, ouvem histórias, tomam lanche, conversam, cultivam plantas, cantam, aprendem sobre a linguagem matemática, arte, o próprio corpo e suas possibilidades, fazer amigos, resolver conflitos e se relacionar. Descobrem também sobre a escrita e a leitura, por meio das práticas de linguagem. É dessa maneira que vão construindo, através da mediação cuidadosa, planejada e significativa dos educadores, seus saberes e a própria identidade, pautada na moral e na ética.

O nosso projeto curricular é desenhado de forma a recuperar e ampliar as aprendizagens dos alunos de um Grupo para o outro e a considerar que os conteúdos devem ser trabalhados significativamente e com aproximações às práticas sociais reais. Desse modo, os alunos vivenciam diferentes linguagens fundamentais para sua capacidade de expressão e comunicação.

Equipe Pedagógica