Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança consolidará a base alfabética e será encorajada a enveredar novos desafios do mundo da escrita. Além de pensar sobre os aspectos formais da língua, ela será convidada a ler diversos gêneros literários, terá de analisá-los e também experimentará produzir e revisar alguns deles.

As crianças poderão desbravar de forma mais aprofundada desafios matemáticos com as mais variadas ideias e estratégias dos campos aditivo e multiplicativo. Serão estimuladas a pensar em diferentes maneiras de realizar cálculos tanto no papel quanto mentalmente.

Nesse segmento, elas também farão muitas descobertas em Ciências da Natureza, História e Geografia, podendo, cada vez mais, entender seu próprio tempo e espaço.

As habilidades orais continuarão tendo solo muito fértil nesse período da escolaridade, pois serão propostas muitas atividades em que se discutem ideias, conhecimentos prévios, conclusões e opiniões em todas as áreas do conhecimento, inclusive em momentos em que a escola pretende contribuir com a formação moral de cada um de seus estudantes.

Serão introduzidas as assembleias de sala e círculos de diálogos, que oportunizam às crianças lidarem com os conflitos e questões de convivência de forma restaurativas, tomando decisões de maneira democrática. Nestes encontros, os alunos podem explicitar oralmente seus incômodos, sentimentos e opiniões, favorecendo a percepção do outro sobre si. Nessa fase da vida, eles são capazes de se perceber sob o ponto de vista do outro, o que é fundamental na construção da própria identidade.

Também nesse segmento, os alunos aprofundam seus conhecimentos nas artes visuais, através das propostas de apreciar, contextualizar, criticar e produzir arte. Na Educação Física as propostas com os jogos cooperativos favorecem a reflexão sobre maneiras de se relacionar e se comportar em sociedade, estimulando valores humanos essenciais na construção do ser.

Equipe Pedagógica