Ensino Fundamental Anos Finais

Ensino Fundamental Anos Finais

São nos anos finais do Ensino Fundamental que muitos conteúdos serão aprofundados e sistematizados. A vinda dos pequenos a esse segmento é planejada de forma que essa transição, infância à adolescência, seja instigante e confortável. É nessa fase da vida que os alunos entram no pensamento formal, de modo que podem corresponder com mais qualidade às novas exigências que esse momento escolar vai demandar.

A rotina inclui cinco aulas diárias com duração de uma hora. Nesse período, os alunos experienciam situações de aprendizagem significativas tanto em sala de aula, quanto em ambientes variados, como laboratório de Ciências, Ateliê de Artes, Sala de Informática e Biblioteca. As propostas de interação entre os alunos seguem nesse segmento em atividades que acontecem nas diferentes disciplinas.

A leitura, algo indispensável na vida e em nossa escola, neste segmento ganha novos ares e mantém antigos hábitos já construídos anteriormente. Assim como quando eram pequenos, os alunos realizam leituras compartilhadas: textos clássicos e que exigem uma leitura de maior fôlego são lidos com a mediação do professor. Socializar seus hábitos e reconhecer seus gostos literários são alguns dos objetivos da proposta de leitura livre, na qual os alunos apresentam suas leituras além da escola.

Durante esse segmento, os projetos interdisciplinares se ampliam e possibilitam que o estudo de áreas distintas aconteça favorecendo o conhecimento em todos os seus aspectos.

Para além do conhecimento formal, os estudantes têm espaço para refletir sobre os fazeres específicos de cada área e suas próprias atitudes sobre o relacionamento interpessoal e na formação de atitudes que favoreçam a tomada de responsabilidade pela própria aprendizagem. Nesse sentido, logo no 6º ano, os alunos passarão a cursar uma disciplina chamada Orientação de Estudos, que contempla apoiá-los no início do segmento, na dinâmica e na organização dos seus materiais e rotina de estudo.

Equipe Pedagógica