PROPOSTA PEDAGÓGICA – INTEGRAL BILÍNGUE

The school offers an optional bilingual curriculum for students ages three through ten years old.
They are exposed to both, Portuguese and English, half day in Portuguese, half day in English.
Our goal is to help the children become fluent in two languages. The parallel coexistence of two languages and two cultures aims to develop the ability to realize and respect different cultural values.
It is also important to children to learn about themselves and the world around them.

A escola oferece opcionalmente um currículo bilíngue para os alunos de três a dez anos de idade.
Os alunos são expostos as línguas portuguesa e inglesa, um período do dia em português e o outro em inglês.

Nosso objetivo é ajudar as crianças a tornarem-se fluentes em dois idiomas. A coexistência paralela de duas línguas e duas culturas,visa desenvolver a capacidade de perceber e respeitar diferentes valores culturais.

Além disso, objetivamos que as crianças aprendam a construir um conhecimento sobre si próprio e sobre o mundo que as cerca.

Como é a alimentação dos alunos do Bilíngue Integral?

A alimentação planejada pela Nutricionista Shizuka visa garantir a segurança alimentar e nutricional aos alunos, respeitando aos hábitos alimentares e oferecendo alimentação saudável e adequada.

O objetivo principal é contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a faixa etária, o sexo, a atividade física e o estado de saúde, inclusive dos que necessitarem de atenção especifica.

A filosofia de trabalho da nutricionista vai muito além do simples ato de alimentar. Existe uma preocupação com o vínculo com cada criança, entendendo como foram construídos até então seus hábitos alimentares, criando propostas de acordo com cada situação. O intuito é que os alunos passem a ter prazer em aprender a experimentar alimentos e preparações culinárias até então desconhecidos e que a partir daí possam fazer escolhas mais saudáveis.

Os cardápios são elaborados com a utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se referências nutricionais e os hábitos alimentares.

O lanche matutino e o almoço são servidos com o acompanhamento da nutricionista e participação dos professores e auxiliares, estimulando o consumo de alimentos em quantidade e qualidade, respeitando as características individuais.

O lanche matutino acontece ás 9:00 horas e o almoço às 11:45 horas.

O lanche vespertino, às 15:30 horas é assistido da seguinte maneira:
Os alunos da Educação Infantil realizam o lanche na classe, com o acompanhamento do professor.
Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizam o lanche no refeitório, acompanhados pelo funcionário do serviço de alimentação.

Em todas as refeições oferecidas na escola, os alunos são estimulados a comer com autonomia, fazendo o uso correto dos utensílios e a prática de bons modos à mesa.
Além da estrutura alimentar criada para atender os alunos em suas refeições diárias, foi criada a disciplina de Educação Alimentar e a oficina de culinária experimental.

Trabalhamos a Educação Alimentar como processo de ensino e aprendizagem, abordando temas de alimentação e nutrição. A oficina de culinária experimental aborda um conjunto de ações formativas que objetivam estimular a adoção voluntária racional e lógica de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem na qualidade de vida do nosso aluno.

A Oficina de culinária experimental é essencialmente prática, com escolha, preparo de alimentos, degustação das preparações culinárias e prevenção de acidentes domésticos na cozinha.

Nosso princípio no trabalho de alimentação é formar pessoas que apreciem uma grande variedade de alimentos e que façam de suas refeições um momento de prazer e satisfação.