NOSSA FORMA DE PENSAR A DISCIPLINA

AOS PAIS E ALUNOS

Preocupados com a clareza na colocação de limites, elaboramos este pequeno manual de regras para convivência. Esperamos que com ele possamos cuidar e garantir as boas relações em sala de aula ou fora dela.

É muito importante manter o diálogo aberto entre alunos e professores, mas sempre que o diálogo não for suficiente, o professor deve tomar outras decisões, que garantam o clima adequado para o trabalho pedagógico.

O sucesso do trabalho se faz a partir da parceria gerada com os alunos, a equipe de professores e a família, que deve estar sempre presente em todo o percurso escolar do adolescente.

Portanto, para vivermos em comunidade, temos direitos e deveres que devem ser respeitados.

SÃO DIREITOS DO ALUNO

  • ser respeitado por todos;
  • receber orientação de acordo com as suas necessidades;
  • ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações e preferências.
  • são deveres do aluno:
    • tratar com respeito: professores, funcionários e colegas;
    • manter seu material escolar em ordem;
    • ocupar o tempo de aula apenas com atividades propostas pelo professor;
    • respeitar as regras da Escola.

REGRAS DA ESCOLA

  • o uso do uniforme é obrigatório;
  • indenizar pelo prejuízo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores, segundo os critérios da Direção Geral da Escola;
  • retornar para a sala de aula, tão logo toque o sinal do intervalo, aguardando o professor, pois não será
  • permitida a sua entrada depois do início da aula;
  • não promover algazarras dentro da escola e nas suas imediações;
  • não portar objetos perigosos;
  • é proibido fumar nas salas de aula e demais dependências da Escola;
  • zelar pelo patrimônio da Escola evitando pixações de qualquer espécie;
  • é proibido usar aparelhos eletrônicos ou telefones celulares na Escola. O telefone público, dentro da Escola, estará disponível para uso nos horários de intervalo;
  • colaborar para manutenção da limpeza;
  • a quadra de esportes só poderá ser utilizada no horário de recreio ou quando supervisionada por um professor. Não é permitido permanecer na mesma após as 13 horas;
  • permanecer nas salas nas trocas de aulas, não é permitido sair da sala;
  • a Secretaria da Escola não se responsabiliza por documentos relativos a trabalhos e lições de alunos.
O procedimento da Escola em relação ao não cumprimento das regras atenderá as sanções previstas no regimento escolar, da nossa instituição.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Entrada: 7 h 40 min
Intervalo : 10h10min/ 10h35min
Saída: 13 h
O aluno que chegar a partir das 7h45min só poderá entrar em sala na segunda aula. O aluno não poderá entrar na Escola se chegar após às 8h 3 5 min.
Não existe liberdade em relação aos horários. Após três (3) atrasos, o aluno levará uma advertência por escrito, que deverá ser assinada pelos pais e arquivada em seu prontuário escolar.
Em caso de ausência de professores, os alunos permanecerão nas dependências da Escola, realizando atividades programadas para essas eventualidades.
É um importante instrumento de organização, que será fixado pelo aluno no início dos cadernos de cada disciplina. Ela favorece também o acompanhamento da família e a comunicação com os professores. O uso da agenda também é um conteúdo a ser aprendido, pois ser organizado e responsável é um dos objetivos a ser atingido nesta faixa etária. Portanto, é importante que a família acompanhe a agenda e colabore com os professores na conscientização de seu filho para a importância da mesma e incentive que seja feita com dedicação e empenho.
Quando o aluno deixa a sala de aula por indisciplina ou incorre em atitudes que desrespeitem o ambiente escolar, é encaminhado à coordenadora pedagógica que tomará as medidas pertinentes ao Regimento Escolar.
O aluno que faltar no dia oficial da prova agendada pelo professor, só poderá realizá-la mediante preenchimento de requerimento pelo pai ou responsável na secretaria da Escola. A nova data será agendada pelo professor e poderá ocorrer fora do horário normal de aula.
Nos dias de aula de Educação Física não será permitido fazer a aula de calça ou bermuda jeans. O uso do tênis é obrigatório.
É o setor responsável em manter a comunicação entre a Escola e a família, portanto sempre que houver necessidade, a coordenação pedirá aos pais que venham à Escola discutir questões pertinentes a seus filhos e também os recebendo, com sua dúvidas, dando encaminhamento para a resolução destas.
O caderno é um instrumento de aprendizagem fundamental para o aluno, sendo visto, em nossa Escola, como um objeto de registro de informações variadas e conteúdos das diversas disciplinas. Para isso alguns procedimentos e atitudes são muito importantes:
1. Valorizar e dar importância ao caderno como fonte de informação;
2. Manter o caderno sempre em dia e organizado;
3. Colocar sempre a data e o roteiro da aula;
4. Ter o caderno pronto para sua própria consulta , do professor, coordenação e família.
Alguns professores usam textos a serem colados no caderno. De acordo com as orientações de cada professor, os alunos efetuarão os procedimentos necessários para esta atividade. Os demais textos, em que não houver solicitação do professor, deverão ser arquivados em pastas.
É importante lembrar que o caderno é um instrumento de avaliação extremamente relevante, pois contém todos os conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula.
são provas agendadas pelos professores que serão realizadas no horário de suas aulas. As demais aulas do dia serão normais.