ÁREAS E CONTEÚDOS

O tratamento dado às áreas e aos conteúdos busca integrar uma série de conhecimentos de diferentes disciplinas. Ao trabalhar, por exemplo, conteúdos de Ciências Sociais, os alunos utilizam conhecimentos relacionados às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, além de outras, dependendo do estudo em questão. Também o tratamento transversal das temáticas sociais é contemplado na Escola.

Os conteúdos escolares são organizados em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A aprendizagem das diferentes naturezas de conteúdo visa propiciar a formação ampla dos alunos e está contemplada de forma integrada no processo de ensino e aprendizagem.

Os conteúdos conceituais, que englobam a aprendizagem de fatos, princípios e conceitos, são da esfera do saber. Os procedimentais envolvem o saber fazer e dão conta da tomada de decisões, realização e ordenação de ações para chegar a um determinado fim. Os conteúdos atitudinais perpassam todo o conhecimento escolar e são expressos na escolha dos assuntos a serem tratados e nas relações interpessoais que se estabelecem na escola.