O QUE E COMO ENSINAMOS

O nosso projeto curricular é desenhado de forma a recuperar e ampliar as aprendizagens dos alunos de um Grupo para o outro e a considerar que os conteúdos devem ser trabalhados significativamente e com aproximações às práticas sociais reais.

Nesse segmento, os alunos aprendem sobre as áreas de Artes Visuais, Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Movimento e também conteúdos relacionados à convivência com o outro e aos cuidados com o próprio corpo.

A frequência dessas áreas na rotina escolar varia em cada Grupo, em função de suas especificidades. No Grupo 1, por exemplo, há atividades de Artes duas vezes por dia, já no Grupo 3 elas acontecem uma vez por dia, dando lugar à outras atividades diárias, como as de escrita.

No Grupo 1, atividades diárias mediadas pela professora estimulam e permitem o desenvolvimento da linguagem oral e artística da criança, de sua capacidade de se relacionar com o outro e de brincar.

A medida que cresce, ela se desenvolve como usuária da língua e, além de participar de situações de exposição oral, se inicia como leitora e escritora. É levada a ler imagens e textos, a pesquisar, a buscar informações, a organizá-las e apresentá-las. A professora tem o papel fundamental de criar e encaminhar situações em que o uso da língua se faça presente de forma significativa

Nesse segmento são realizadas diariamente atividades de Artes Visuais, em que a criança faz, reflete e aprecia as próprias produções artísticas e de outros produtores (crianças e artistas). Também é proposto que ela use a linguagem matemática, como, por exemplo, quando lê o calendário, faz contagens, joga dominó, desenha o trajeto de um lugar a outro, mede a altura do colega, realiza pequenas operações ou escreve e lê números em contextos diferentes.

Acreditamos também que as atividades para desenvolver a qualidade das ações motoras/corporais na Escola necessitam ser sempre estimuladas e orientadas. Para isso, a professora encaminha em sua rotina atividades como os jogos da tradição popular, jogos cooperativos (em que todos vencem), jogos pré-desportivos, circuitos de caminhos e obstáculos.

Brincar é uma ação fundamental na formação da criança. Ao brincar, ela compreende o mundo e o organiza internamente, por isso a brincadeira está presente diariamente na rotina de todos os Grupos da Educação Infantil.