GRADE CURRICULAR

A grade curricular contempla de forma equilibrada as três áreas definidas anteriormente. Pode sofrer modificações de um ano para outro, mantendo o total ao final dos três anos letivos.

O horário do Ensino Médio é das 7h30 às 13h. Normalmente são 6 aulas por dia, com intervalos de 15 minutos a cada duas aulas.
Os processos de integração entre as disciplinas

Para favorecer a aproximação entre as disciplinas do currículo do Ensino Médio, será criado um espaço semanal, para que os professores possam se reunir e discutir seus planos de trabalho dentro de suas áreas.

A equipe toda terá também uma reunião semanal, que será utilizada para discussões gerais.

Há vantagens concretas neste processo de integração disciplinar. Muitas vezes, um mesmo trabalho, que demanda muito investimento por parte do aluno, pode ser utilizado como instrumento de avaliação para duas ou mais disciplinas. Mas a maior vantagem encontra-se numa menor fragmentação do conhecimento. Com isso, os alunos podem compreender mais profundamente os fenômenos complexos do mundo atual.

As metas do trabalho pedagógico e educacional, realizado no Ensino Médio, podem ser resumidas em quatro ideias básicas:

As atividades propostas pelos Projetos especiais: Projeto Arte e Cultura e o Projeto Monografando, agitam a vida na Escola e proporcionam experiências ricas e fecundas para a formação dos alunos.

Mesmo no Ensino Médio, quando os conhecimentos devem estar sistematizados e organizados, a Escola não pode fugir de seu compromisso maior: o crescimento pessoal do aluno e a formação integral do cidadão.

Cada projeto proporciona ao aluno o contato real com o mundo do trabalho, seja através da investigação das profissões vinculadas ao tema, da observação das atividades profissionais nas saídas a campo, ou ainda do diálogo com os profissionais convidados, que complementam e enriquecem o trabalho dos professores e coordenadores.

Este eixo do trabalho dos projetos informa, prepara e favorece a reflexão sobre a escolha da carreira universitária, que acontecerá ao final do Ensino Médio.

Os Projetos colaboram para a inserção social
A programação dos projetos inclui algumas saídas da escola durante o ano, oportunizando aos alunos contatos com ambientes sociais e profissionais desconhecidos.

Educar é também favorecer ao aluno o contato direto com a realidade e com a diversidade presente em nossa cidade.